Apresento a sua nova carteira de trabalho

O desemprego no Brasil já atingiu a casa de dois dígitos, passou de 10%, mas o pior disso tudo é que pessoas que já desistiram de procurar uma colocação profissional já não fazem mais parte dessa estatística de acordo com a metodologia utilizada para pesquisa, ou seja, o número é bem maior e preocupante na mesma proporção.

O cenário atual dispensa comentários, já conhecemos, investimentos recuam, empresas abandonam o país ou diminuem o volume de produção e as vagas de emprego ficam mais escassas. Em resumo, há mais profissionais no mercado do que oferta de emprego. Em tempos de crise também não são todos que arriscam empreender, embora essa possa ser a solução para o problema.

A questão é que de um modo geral estamos acostumados a buscar “garantias” de que isso ou aquilo vai dar certo por medo de arriscar ou investir tempo e/ou dinheiro em algo que de fato só saberemos se vai trazer bons frutos se arregaçarmos as mangas e lutarmos pela causa.

Acredite você ou não, essa teoria de “garantias” também tem relação com a busca de emprego, mais uma vez, boa parte das pessoas estão tão mais preocupadas com o que vão ganhar que esquecem de suas obrigações. Por essa razão, mesmo sem emprego, muitas vezes não aceitam um cargo de menor responsabilidade do que o ocupado anteriormente, eliminando dessa forma todas as chances de ter seu trabalho reconhecido e receber uma promoção em um curto intervalo de tempo. Isso é muito mais comum do que você imagina.

O que é pouco comum é o fato das pessoas saberem que nós, brasileiros, temos o direito de trabalhar em diversos países.

Sim, legalmente.

Para isso basta se adequar aos critérios de elegibilidade de cada um deles e por fim das qualificações exigidas pelas empresas que ofertam oportunidades e buscam por profissionais qualificados de qualquer nacionalidade.

Todos os dias pessoas de diferentes áreas profissionais me procuram para obter informações sobre a possibilidade de sair do ponto “A” e chegar ao ponto “B” com um contrato de emprego garantido. Esse processo é possível, para alguns lugares mais simples do que para outros, mas de um modo geral há opções e essa pode ser uma ótima alternativa para quem não encontra oportunidades no Brasil.

Eu repito essa frase quase como um mantra todos os dias, “países diferentes apresentam requisitos diferentes de elegibilidade para diferentes tipos de visto”. Para isso já desenvolvi inclusive um método para facilitar a vida das pessoas que buscam por colocação profissional no exterior, “T.R.A.V.E.L.”:

 

T – Target the destination (deve buscar afinidade cultural, climática etc)

R – Research the opportunities (considere todas as fontes)

A – Approach the right way (aqui está o segredo)

V – Verify documentation (é só seguir instruções)

E – Embrace the Challenge (muitos desistem aqui, com contrato em mãos, acredite!)

L – Live the Dream (exclusivo para pessoas corajosas)

 

E de fato é simples, basta tomar uma iniciativa, tão simples como a frase “não está bom aqui, vai ali”.

Para quem não consegue realizar projetos como esse, basta procurar ajuda profissional como em qualquer outra área da vida. Pense nas possibilidades, take action or enjoy the comfort zone.

 

PS 1: Entre na Comunidade Privada do Facebook com mais de 10k pessoas: http://bit.ly/PIOffers e veja algumas vagas no exterior.

PS 2: Siga @konradu e @placement_international no Insta para ter acesso a vagas inéditas, ficar por dentro das feiras de recrutamento e acompanhar os bastidores de nossas operações.

PS 3: Tire suas dúvidas rápidas via App, conecte-se comigo em http://bit.ly/konradu

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *