Quais os principais programas de intercâmbio de trabalho da atualidade?

Cadastre seu e-mail na página inicial, responda à pergunta “Na sua opinião, quais são as vantagens de Trabalhar no Exterior?” E receba um Guia para Iniciantes desenvolvido por mim sobre o assunto, faça uma leitura do material até o fim e se permanecer com dúvidas me escreva.

Para trabalhar no exterior é necessário falar outro idioma?

Na maioria dos casos sim, pelo menos possuir nível intermediário de conversação no idioma utilizado no ambiente de trabalho do país de destino. Existem exceções, por exemplo, para profissionais da área da gastronomia com sólida experiência como chefes de cozinha, principalmente na região do Oriente Médio onde a carência de mão de obra é bastante significativa em função do crescimento acelerado de cidades como Dubai, Abu Dhabi, Doha e outras. O nível de proficiência no idioma influencia diretamente nas oportunidades de emprego oferecidas pelas empresas internacionais, de um modo geral, quanto maior o nível, melhor será o cargo.

Qual a duração dos programas de trabalho?

A duração varia muito de acordo com programa/país, de um modo geral, os programas são de 3, 6, 12, 18 e 24 meses. Existem voluntariados de menor duração, como também programas que proporcionam a solicitação de visto por períodos superiores a 24 meses. Identifique e pesquise sobre seu programa/país de interesse.

Qual a melhor forma de conseguir uma oportunidade de trabalho no exterior?

Você tem as opções de buscar as oportunidades por conta própria, fazendo cadastro em websites de emprego ou diretamente nas plataformas online de Careers de suas empresas de interesse pelo mundo a fora e assumir todos os riscos do processo ou identificar agências/agentes especializados nos programas de sua preferência, capazes de oferecer o acompanhamento completo de seu processo de viagem, evitando assim eventuais dores de cabeça que podem surgir ao longo do caminho. Ao contratar profissionais qualificados, você conta com o know-how de anos de experiência, com o apoio de operadoras de serviços localizadas no Brasil e no exterior, ferramentas que podem auxiliar você nas mais diversas situações, além de suporte legal e de qualidade.

Precisarei fazer mais alguma coisa caso contrate alguma agência/agente?

Sim, é importante que você esteja ciente de que ao contratar profissionais, deverá seguir com seriedade as orientações dos prestadores de serviço para que tenha o máximo de aproveitamento em todas as etapas do processo. É de sua responsabilidade apresentar a documentação solicitada pelos agentes ou empregadores dentro dos prazos estabelecidos, fornecer informações de qualidade quando solicitado, cuidar da sua imagem nas redes sociais, se preparar para as entrevistas de emprego, entre outras coisas. É um trabalho conjunto, se você acredita que não consegue sozinho, não espere que uma agência sozinha faça tudo por você, deve haver colaboração e comprometimento das duas partes para que um resultado positivo seja alcançado.

Qual a importância das palavras-chaves para busca de oportunidades em plataformas online de empregos?

A utilização desse sistema é extremamente importante para que seu Currículo se destaque dos demais e alcance um rating satisfatório dentro de um processo de avaliação automatizado. Não entendeu? Okay, vou explicar melhor, com a chegada da era digital, as grandes empresas não têm capacidade nem tempo hábil de avaliar uma por uma das candidaturas que recebem, e para isso foi desenvolvido um sistema eletrônico de avaliação que faz um paralelo entre as competências que cada profissional possui e as competências atribuídas ao cargo desejado. Assim, o sistema identifica os Currículos mais relevantes e bem posicionados, facilitando a seleção para o profissional humano responsável pelo processo seletivo.

O que é Coaching?

É a mais moderna opção em performance humana, o novo caminho para o sucesso e a realização pessoal! Todos sabem que para ser médico, advogado, dentista ou engenheiro são necessários anos de estudo e desenvolvimento profissional. Por que para ser feliz, bem-sucedido ou trabalhar no exterior seria diferente? Acredito que, com os conhecimentos adequados, todos podem transformar suas vidas para melhor e obter realizações acima da média. Você acreditará em seu potencial, conquistará maior confiança, experimentará um sentimento de importância no mundo e muito mais. Milhares de pessoas no mundo inteiro querem expandir seu potencial e usufruir de uma melhor qualidade de vida, ser mais feliz nos relacionamentos e ter resultados na vida pessoal e profissional. Felizmente, um Personal Coach sabe como te assessorar nisso!

VISÃO, PLANEJAMENTO, AÇÃO E RESULTADOS. Essas quatro palavras definem a essência do Coaching. Trazido para o Brasil em 1999 pela Sociedade Brasileira de Coaching®, Coaching é um processo de desenvolvimento da performance humana que utiliza técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente, visando identificar objetivos, entender os comportamentos e gerar caminhos antes não identificados, possibilitando, assim, traçar metas e atingir resultados mensuráveis em diversas áreas da vida, seja no âmbito profissional, pessoal, financeiro, afetivo, emocional ou familiar. Por ser um processo interativo e individual, o Coaching auxilia pessoas a se desenvolverem rapidamente e a produzirem resultados mais satisfatórios.

Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. Coaching é uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos em diversas áreas da vida de uma pessoa, grupo ou empresa. É uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) que busca evolução, resultados, crescimento, aperfeiçoamento, bem-estar e aprimoramento da qualidade de vida.

Qual a diferença entre o terapeuta, o coach e o consultor de intercâmbio?

O terapeuta ou psicólogo faz um diagnóstico e estabelece as intervenções que ele considera mais adequadas, trabalhando com pessoas que apresentam disfunções e/ou diagnóstico de problemas ou distúrbios mentais. O coach, por sua vez, não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee e nem estabelece com o cliente uma relação de mentor. O coach desenvolve um processo, embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o coachee a encontrar e a implementar suas próprias soluções, em uma relação de parceria para atingir seus resultados. Já o consultor de intercâmbio, presta uma assessoria utilizando de seu conhecimento, experiencia e vivência direcionado a diferentes programas, processos e países específicos, obedecendo a particularidade e as regras de cada um.

Como funciona o Coaching?

Você terá um programa desenhado, sob medida, para atender às suas necessidades, permitindo que você possa traçar objetivos e estipular prazos para o cumprimento de suas metas. Todo processo de Coaching é desenvolvido em sessões individuais, e o programa segue uma metodologia testada e aprovada. O número de sessões pode variar de 10 a 20. Um ciclo completo de planejamento de vida gira em torno de 12 sessões. A periodicidade varia de acordo com a sua disponibilidade, sendo recomendadas de 4 a 8 sessões por mês.

A quem se destina o Coaching?

Por ser uma assessoria pessoal que visa aumentar a performance em todas as áreas da vida (pessoal, carreira, negócios, esportes e relacionamentos), o Coaching é destinado a todos que queiram obter resultados efetivos e maiores realizações. Aplica-se a todos profissionais, das mais variadas áreas: esportistas, estudantes, executivos(as), empresários(as), empreendedores(as), autônomos(as) e líderes… Enfim, a qualquer pessoa que esteja disposta a expandir suas habilidades para conquistar seus objetivos. Se você deseja ter conquistas em sua vida financeira, profissional e pessoal, tendo mais clareza para alcançá-las, certamente, o coach será um assessor indispensável nesse caminho a ser trilhado. Se um atleta precisa, todos os dias, de um treinador para prepará-lo e discipliná-lo para que ele possa alcançar as suas metas, por que para conquistar realizações em outras áreas da vida seria diferente? Portanto, faça uma parceria de sucesso e atinja todos os seus objetivos!

Quais são os benefícios do Coaching?

O Personal Coach fará com que você entenda a hierarquia dos seus próprios valores e critérios. Você perceberá que é possível atingir metas, se houver comprometimento e responsabilidade com as suas ações. Assim, você poderá:

  • Colaborar na definição de metas;
  • Identificar o que está impedindo-o(a) de alcançar seus objetivos;
  • Superar os bloqueios;
  • Desenvolver foco, competências, planejamento e ações para que os objetivos sejam alcançados.

O que mais eu preciso saber sobre o Coaching?

O Personal Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching® recebeu um treinamento projetado pelos maiores mentores de carreira do país, Flora Victoria e Villela da Matta, com base em conteúdo desenvolvido por institutos renomados internacionalmente, que estudam, implantam, testam e comprovam as técnicas do Coaching. Além de ser reconhecida internacionalmente, a SBCoaching® consolidou parceria com o ICPA – Institute of Coaching Professional Association, órgão afiliado à Harvard Medical School, com objetivo de elevar ainda mais o nível do Coaching no Brasil, seus resultados e o desenvolvimento de seus coaches membros.

O que vou desenvolver?

  • Habilidades de liderança para realizar minhas próprias conquistas;
  • Aumento dos meus recursos pessoais;
  • Facilidade de relacionamento;
  • Competências para me tornar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.

Por meio de ferramentas altamente efetivas, a sua parceria com o coach fará com que você desenvolva o seu potencial e descubra o melhor caminho a ser trilhado, potencializando mudanças construtivas em sua vida.

Avalie sua vida agora e decida!

Você se sente uma pessoa realizada e feliz? Reflita como você está em sua vida nas seguintes áreas:

Pessoal: Saúde; Disposição; Desenvolvimento Intelectual; Equilíbrio Emocional;
Negócios & Carreira: Realização Pessoal; Propósito e Missão; Recursos Financeiros e Contribuição Social;
Relacionamentos: Família; Relacionamento Amoroso e Vida Social;
Qualidade de Vida: Criatividade; Hobbies e Diversão; Plenitude e Felicidade.

Seja qual for a área que você deseja ter resultados positivos, um Personal Coach irá assessorá-lo(a) para trilhar o caminho do sucesso!