fbpx

5 Passos para Ser um Verdadeiro Hospitaleiro em Meio à Pandemia

Com a atual crise global do COVID-19 varrendo o mundo, muitas pessoas no setor de hospitalidade podem estar se perguntando como podem lidar com isso. Este guia de 5 pontos fornece informações de valor para enfrentar essa situação!

É o início de 2020 e o mundo foi dominado por uma pandemia causada pelo Coronavírus (também conhecido como COVID – 19). No momento da redação (20 de março de 2020), havia um total de 266.000 casos relatados em todo o mundo, um número que parece estar crescendo sem parar. Uma das indústrias mais atingidas é a hospitalidade, e com os governos (justificadamente) fechando suas fronteiras e as pessoas ficando cada vez mais preocupadas em deixar suas casas, está ficando difícil ser hospitaleiro (hospitaleiro é alguém que trabalha no setor de hospitalidade). É por isso que estabelecemos essas dicas para ajudr a todos a superar a crise do COVID-19 e qualquer pandemia futura (que esperamos que nunca aconteça).

  1. APRENDA, APRENDA, APRENDA!

Ao lidar com uma nova ameaça, o conhecimento sempre é poder; de fato, Sun Tzu disse uma vez: “Se você é ignorante, tanto do seu inimigo quanto de si mesmo, certamente estará em perigo”. Esta lição é igualmente importante quando aplicada ao Coronavírus como foi aplicada aos exércitos chineses antigos. Você não pode se preparar contra algo que não conhece!

Portanto, o primeiro item da sua lista de tarefas para as próximas semanas deve ser o de aprender o máximo possível sobre esse vírus enquanto ele ainda não está à sua porta. Para iniciantes, aqui está uma breve explicação do novo coronavírus de John Hopkins, uma das principais instalações de pesquisa nos EUA:

Agora, este é um bom começo, mas existem inúmeros recursos disponíveis e, à medida que nossa compreensão do vírus se aprofunda nas próximas semanas, é importante armar-se com o máximo possível de informações atualizadas. Os seguintes recursos fornecerão uma visão geral mais precisa da situação atual e de como ela está se desenvolvendo:

Embora as ferramentas acima sejam recursos úteis, elas não devem desencorajá-lo a fazer sua própria pesquisa! Existem várias fontes úteis de informações na web que você pode encontrar para apoiar sua luta nesse momento. Também é importante priorizar suas informações, a maioria de nós não é formada em microbiologia, portanto, aprender a estrutura molecular da doença pode não ser o uso mais valioso do seu tempo. Nossa recomendação sobre o que você deveria priorizar primeiro seria:

O que é o COVID – 19?

Como se espalha o COVID – 19?

Como posso proteger a mim e aos outros do COVID-19?

O que meu governo está fazendo para impedir o COVID 19?

Depois de aprender isso, você é livre para aprender, aprender, aprender todas as outras informações que quiser! Mas tenha cuidado e sempre leve o que você lê com uma pitada de sal, lembre-se: o medo vende manchetes e há muito por aí em 2020, então tente não entrar em pânico. Se você se sentir particularmente com medo do que está lendo – faça uma pausa e limite a mídia que está lendo / assistindo.

 

  1. RESPONSABILIDADE COM A SAÚDE DE SEUS PESSOAS

Agora que você está armado com um arsenal de conhecimentos úteis, é hora de levá-lo ao local de trabalho. Precisamos estar constantemente conscientes de como nossas ações afetarão não apenas a nós mesmos e nossa equipe, mas também nossos convidados e clientes. Abaixo, você encontrará algumas dicas úteis sobre como combater o Coronavírus, que podem ser aplicadas tanto aos locais que estão tentando impedir o vírus quanto aos que estão tentando contê-lo:

Certifique-se de que todos os funcionários cumpram as diretrizes estritas de lavagem das mãos e higiene (vale sempre a pena lembrar).

Como mencionado anteriormente, vale a pena ser o mais informado possível sobre o assunto, a fim de fornecer informações atualizadas e precisas sobre o assunto, caso alguém pergunte.

Eduque e incentive as pessoas a manter os mesmos padrões de higiene esperados de você e seus colegas. Isso pode ser feito colocando cartazes educacionais e criando estações de lavagem de mãos acessíveis para todos.

Nas salas de jantar e lugares comuns, verifique se todas as áreas de estar estão organizadas para permitir que as pessoas permaneçam a pelo menos 1 metro de distância.

Desinfete todas as superfícies várias vezes ao longo do dia e garanta que todos (especialmente na cozinha) estejam cientes da diferença entre ‘limpeza” e “desinfecção”, este guia é especialmente útil.

Incentive todos que puderem a trabalhar em casa sempre que possível e certifique-se de que você ou seus colegas informem a gerência se sentir algum dos sintomas listados do COVID – 19.

Certifique-se de que seu local de trabalho esteja totalmente abastecido com o EPI (equipamento de proteção individual) necessário, como luvas e máscaras, para uso no caso de um surto no trabalho ou quando o governo local o aconselhar.

Verifique se o contato de emergência e as informações médicas de você e de seus colegas estão totalmente atualizados.

Siga todo e qualquer conselho dado pelas autoridades locais, isso inclui ficar em casa, se necessário!

Embora todas essas precauções sejam tomadas por todos os médicos, existem muitas outras que podem ser tomadas, dependendo da sua posição e local de trabalho, dê uma olhada nessas recomendações para ver se elas podem se aplicar a você: aqui e aqui.

 

  1. TOMAR RESPONSABILIDADE POR SI MESMO

Como hospitaleiros, é muito fácil ficarmos tão envolvidos com o bem-estar das pesoas ao nosso redor que nos esquecemos de nós mesmos. Agora, mais do que nunca, é o momento de abandonar esse hábito. Temos uma responsabilidade para com nós mesmos, nossos colegas e, finalmente, nossos convidados, de manter nossa saúde em tempos de crise.

Assumir a responsabilidade por sua própria saúde significa tomar medidas na sua vida pessoal e profissional, por exemplo: Lave as mãos! Isso pode soar como um disco riscado neste momento, mas este conselho é tão relevante agora como era quando sua mãe lhe ensinou isso pela primeira vez!

Além disso, siga os conselhos do seu governo local: evite o transporte público sempre que possível, afaste-se das reuniões sociais e sinta qualquer sintoma de doença, tanto relacionada ao COVID-19 como de outra forma (agora não é o momento que você deseja acabar em uma cama de hospital, por qualquer motivo).

Se você faz parte da população que está particularmente em risco (por exemplo, se você tem cerca de 40 anos ou mais, tem um sistema imunológico enfraquecido ou tem problemas respiratórios), peça ao seu gerente que lhe permita trabalhar em casa, em turnos que colocá-lo em contato com menos pessoas ou permitir que você use roupas de proteção no trabalho.

Por fim, se você trabalha em um país no qual o Coronavírus causou uma quarentena em todo o país, siga essa quarentena e fique em casa! Pode não ser interessante, nem o ajudará a progredir em sua carreira, mas assim que o vírus chegar a esse estágio, a única maneira de combatê-lo é em casa.

 

  1. UTILIZE O SEU TEMPO EXTRA DE FORMA SAUDÁVEL

Então, vamos ser sinceros, nos próximos meses o setor de hospitalidade sofrerá um pouco, pois as fronteiras fecham, as quarentenas entram em vigor e os hóspedes ficam com medo de viajar ou visitar seu restaurante – você verá uma queda no seu negócios (se você ainda não tiver). Pode ser tentador perder toda a esperança e ficar de fora dessa crise até que os negócios normais possam retomar, mas não caia nessa armadilha! Essa crise é o que você faz dela, e o tempo extra que você tem agora pode ser uma maneira de explorar novos caminhos que sua empresa pode seguir. Aqui estão alguns exemplos para você:

Utilize esse tempo para realizar novos treinamentos de equipe ou atualizar o treinamento antigo que pode ter sido negligenciado nas épocas de pico.

Se você ainda nao fala Inglês, por exemplo, aproveite esse momento para desenvolver suas habilidades, veja a seguir três exemplos de cursos 100% Online de baixo custo e boa qualidade:

 

Inglês Prático em 1 Livro – http://bit.ly/InglesDoZeroAoAvancado

Inglês Rápido para Hotelaria – http://bit.ly/InglesRapidoParaHotelaria

Inglês Rápido para Restaurantes – http://bit.ly/InglesRapidoParaRestaurantes

 

Experimente algumas novas receitas culinárias que podem ter sido negligenciadas no passado.

Crie conteúdo de mídia para sua empresa, agora você tem a oportunidade de ser criativo e certifique-se de que seus clientes não se esqueçam da sua empresa nesta pausa temporária.

Planeje eventos para quando a crise passar, depois que os casos diminuírem e for seguro que as reuniões ocorram, as pessoas vão querer comemorar e rever seus amigos, por isso é bom planejar agora! (Observação: tenha cuidado para não definir uma data para esse evento, pois as autoridades de saúde não conseguiram fazer uma estimativa de quando veremos o fim disso).

Para restaurantes: explore a possibilidade de usar serviços de entrega como iFood, Rappi, Deliveroo, Uber Eats ou Glovo. Embora as pessoas possam ter medo de visitar suas instalações, provavelmente apreciarão a oportunidade de fazer o pedido. Isso também abriria seus negócios para esse aumento de oportunidade pós-pandemia.

Estas são apenas algumas das sugestões para você, há muito mais para explorar! Não há dúvida de que a situação atual é uma catástrofe para a indústria da hospitalidade (para não mencionar o resto do mundo), mas como diz o velho provérbio: a crise pode criar oportunidades, e agora é sua chance de ser criativo com esse mantra!

 

  1. MANTENHA A CALMA E CONTINUE

Expliquei um pouco sobre como podemos nos preparar para a crise e preparar sua empresa / local de trabalho para os próximos impactos econômicos e sociais. No entanto, nosso dever como hospitaleiros deve ser o exemplo para nossos clientes e colegas. Pode ser tentador seguir o medo que está ocorrendo no resto do mundo, mas é nosso dever colocar um rosto sorridente e tranquilizar as pessoas ao nosso redor.

Isso não significa que você deve abandonar toda a cautela e viver sem medo (de fato, a maior parte deste artigo foi muito contrária a esta mensagem!), Mas todos devemos ter o objetivo de manter a calma, ouvir todos os conselhos dados pelos nossos representantes locais / autoridades internacionais de saúde e continuamos realizando nosso trabalho de maneira profissional e útil em prol de nós mesmos, nossos colegas e convidados.

No final do dia, passaremos por essa crise como todas as outras e, do outro lado desse período sombrio, a indústria da hospitalidade precisará de pessoas talentosas para ajudar a reconstruí-la.

Na mesma medida que algumas empresas estão sendo obrigadas desligar seus funcionários, elas voltarão a contratar em breve, novos processos seletivos entrarão em ação e as cartas do jogo trocarão de mãos.

Como assim? As pessoas mais bem preparadas e qualificadas sairão na frente, como sempre.

Se você acredita que pode ser uma delas, inscreva-se aqui para iniciar o processo rumo a uma carreira internacional pós-pandemia!

 

Por Marcelo Konradu em parceria com a Placement International

 

 

 

2 Comments

  • Curso De Tarot
    Posted julho 18, 2020

    Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

Deixe um comentário