fbpx

Entrevistas Internacionais

Papo reto, se você conseguiu chegar até aqui, despertar o interesse de uma empresa no exterior e emplacar uma entrevista, você não pode perder essa oportunidade incrível por falta de preparação. Eu penso que é mais difícil ser selecionado para uma entrevista do que de fato ser aprovado em uma entrevista.

E se preparar para entrevistas internacionais não é muito diferente de se preparar para as nacionais, o que difere os dois tipos é que as internacionais são feitas geralmente via Skype ou telefone, enquanto as nacionais geralmente são presenciais, e o idioma é claro.

Independentemente de como o processo é feito, você deve se apresentar de forma profissional, comparecer ou estar disponível pelo menos com 20 minutos de antecedência do horário combinado, responder as perguntas do entrevistar de forma assertiva e fazer seus questionamentos a respeito da vaga quando chegar a hora.

Ao emplacar uma entrevista, significa que você já despertou o interesse do empregador, seu material foi analisado e considerado como alguém que tem potencial para assumir o cargo vago, é isso, parabéns!

Mas isso ainda não é suficiente para garantir sua vaga, portanto, ter um bom entendimento de seu Currículo é essencial, e saber valorizar suas habilidades profissionais também. Vale observar que durante a entrevista deve acontecer um diálogo saudável entre as duas partes, não dê respostas muito objetivas ou vagas e nem fale demais, evitando assim desviar o assunto da pauta em questão.

Além de dominar os assuntos referentes a sua carreira, busque se informar sobre a empresa contratante antes da entrevista, elabore perguntas pertinentes para perguntar ao entrevistador, certamente terá um espaço para isso na etapa final da entrevista.

Suas perguntas devem ser voltadas para a empresa, sua postura frente aos clientes ou mercado, sobre as atribuições do cargo, nunca sobre o entrevistador, a menos que seja atribuída a posição profissional, evite dar indício de qualquer tipo de intimidade, afinal, tudo é avaliado do início ao fim do processo.

Sempre tenha várias perguntas em mente, anote-as antes, pois você corre o risco de que elas sejam automaticamente respondidas ao longo da conversa e não quer acabar sem fazer questionamentos, o que aos olhos do entrevistador pode ser percebido como falta de interesse. Logo adiante você encontrará algumas que eu separei com carinho para você se dar bem quando chegar nessa etapa.

No final da entrevista, sempre agradeça pela oportunidade recebida e também pelo tempo do entrevistador, coloque-se a disposição e seja cordial ao se despedir, sorria, profissionais podem identificar esse tipo de emoção até mesmo em uma conversa por telefone, cause uma boa impressão do início ao fim.

Certifique-se também de testar sua conexão com a internet e seus equipamentos com antecedência, verifique se as baterias estão carregadas, tanto de seu telefone como do computador, tenha sempre um fone de ouvidos à disposição, pode ser necessário para ouvir melhor o entrevistador e o ideal é minimizar tudo o que pode vir a comprometer seu desempenho fazendo um bom planejamento.

Se sua entrevista for interrompida por algum motivo, envie imediatamente uma mensagem ao entrevistador e informe seu agente intermediador se for o caso e se coloque a disposição para continuar a mesma por outros meios como telefone, por exemplo, desculpando-se e justificando a situação se acredita ter partido de sua parte, pois nem sempre podemos contar com a tecnologia, imprevistos acontecem.

Além disso, sabemos que o nervosismo pode causar uma certa turbulência na hora, mas a maioria dos recrutadores estão acostumados a lidar com isso e alguns ainda buscam uma forma de quebrar o gelo para deixar você mais à vontade, acredite, eles também já foram entrevistados várias vezes antes de chegarem nessa posição e demonstraram interesse em você, portanto, deixe o medo de lado, prepare-se, e se não der na primeira, tente uma segunda vez e assim por diante, até dar certo.

Os principais assuntos abordados e perguntas feitas em entrevistas internacionais de um modo geral são (recomendo fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as específicas destinadas à sua área profissional/cargo desejado):

Fale-me um pouco sobre você…

Fale-me sobre seu atual trabalho…

Fale-me sobre sua experiência na empresa…

Por que você quer mudar?

Por que o País/Cidade de destino?

Por que esta empresa em particular?

O que você sabe sobre essa empresa?

O que você acredita que faz melhor do que os outros?

Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Diga uma característica do povo brasileiro?

Onde você se vê em 5 anos?

Onde você se vê em 10 anos?

Qual a sua melhor qualidade?

Você saberia dizer as funções atribuídas ao cargo para o qual está aplicando?

Se eu ligar para os seus antigos empregadores e perguntar quais eram seus hábitos de trabalho, o que você acha que eles diriam?

O que você pode adicionar para a nossa empresa?

Conte-me uma situação profissional que passou em  que tenha sentido orgulho de você…

No seu último ou atual emprego, diga-me o que você mais gosta e o que menos gosta e porquê? (Cuidado com essa pergunta, muitos esquecem de responder toda ela)

Você possui dependentes, esposa/marido/filhos?

Por que você deveria ser contratado?

Como você lida com clientes exigentes?

Você é fumante ou bebe bebidas alcoólicas?

Qual sua altura e peso?

Você possui tatuagens? Onde?

Como você classifica as suas condições de saúde e de seu corpo?

Qual a sua expectativa salarial?

Você tem alguma pergunta a fazer?

 

Preste também muita atenção ao seu comportamento, veja mais algumas dicas:

FALE

EVITE

A seu respeito Respostas evasivas e sem sentido
De sua família Respostas fechadas
Suas ambições Negatividade
Suas qualificações Arrogância
Seus planos de carreira Ficar muito tempo sem falar
Positivamente Falar demais
Em bom tom de voz Falar com outras pessoas na hora
Com entusiasmo Reclamar dos antigos empregos/país
Com sorriso no rosto Perguntar sobre salário/acomodação

Mas o que perguntar na hora da entrevista para atrair a atenção do empregador? Bem, vai depender muito de sua área profissional, mas algumas abordagens genéricas podem ser utilizadas, veja algumas delas a seguir:

– Qual é a característica principal das pessoas de sucesso da empresa?

– Qual é o grau de rotatividade de profissionais? O que os leva a deixarem a empresa?

– Qual é o maior desafio enfrentado hoje pela empresa?

– Quais são as perspectivas de crescimento para essa vaga?

– A posição é nova? Por que foi criada agora?

– A posição é antiga? Quem a ocupava antes e por que saiu?

– Quais são os principais desafios na área?

– Qual é o seu estilo de liderança?

– A equipe sabe da nova contratação?

Essas são somente algumas sugestões, use a sua criatividade e aproveite para fazer anotações durante a entrevista, pois caso alguma questão não fique muito clara para você, poderá questionar no final.

Após cada entrevista de emprego, a minha recomendação é que você envie uma pequena nota de agradecimento ao empregador em um prazo não maior do que 24 horas da hora em que foi entrevistado. Nessa mensagem, agradeça novamente a oportunidade de conversa concedida de forma cordial, e demostre mais uma vez seu real interesse na posição em questão.

Esse também pode ser um excelente momento para chamar a atenção para algum momento da entrevista realizada e fazer alguma pequena correção, caso tenha percebido que não respondeu alguma das perguntas do entrevistador adequadamente, utilize essa oportunidade para fazer alguma observação extra, mas sempre mantendo em mente que deve ser breve, pois a essas alturas, o recrutador já deve estar com a opinião praticamente formada sobre a sua candidatura.

Não se assuste se ficar sem reposta, é muito comum que empresas enviem mensagens automáticas aos candidatos reprovados, mas mais comum ainda, é que elas não enviem mensagem alguma nesses casos.

Não sou a favor dessa política, mas como não cabe a nós determinar essas questões e em função do grande número de aplicantes, muitas optam por simplesmente dar continuidade ao diálogo com os candidatos que obtiveram sucesso no processo deixar os demais de lado, simples assim.

Se ficar na dúvida, ou mesmo no vácuo por um certo período, não custa nada enviar um follow-up uma semana depois de sua entrevista também, pode ser que obtenha uma resposta, mas jamais lote a caixa de eMail de seu potencial empregador com mensagens, controle a sua ansiedade e foque em novas oportunidades. Caso ache necessário e tenha recursos disponíveis, contrate profissionais para te ajudar e agilizar a sua colocação profissional no exterior.

Dicas essenciais para se destacar nas entrevistas

Do mesmo modo que você caprichou nas suas peças de apresentação profissional, deve manter o nível para a sua apresentação “pessoal” no dia da entrevista, mesmo que seja online.

Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, começando pelo ambiente onde pensa em fazer a sua entrevista, eu recomendo um ambiente livre de distrações, ruídos externos e que de preferência você não corra o risco de ter sua conversa interrompida por ninguém.

Hoje em dia com os recursos avançados que temos nos celulares, ficou mais fácil se preparar para essas situações, para você ter uma ideia, quando eu fiz uma entrevista para a Royal Caribbean em 2010, tive que ir de terno e gravata para uma Lan House (hoje você praticamente não encontra mais essas empresas na rua).

O ambiente escolhido deve apresentar uma boa iluminação, de modo que o entrevistador consiga ver o seu rosto caso seja uma video call, é importante que a sua face esteja de frente para a luz, seja ela natural ou artificial. Outra dica é elevar a câmera do aparelho que você utiliza na altura dos seus olhos, isso dá a impressão de que as pessoas estão conversando de igual para igual, como em um encontro. Para evitar qualquer contratempo, teste seu equipamento com atencedência.

Ao escolher um background (o que aparecerá atrás de você), tome cuidado para que esse esteja organizado, neutro, se for necessário arraste até alguns móveis do seu quarto ou sala, por exemplo, para que possa fazer com uma parede neutra de fundo.

Acredite ou não, eu já recebi vídeo de apresentação com uma cama extremamente bagunçada no fundo, outro em uma praça de alimentação lotada de um shopping center, o ideal é causar uma boa impressão já ao ligar a câmera, alguns detalhes podem garantir o seu sucesso.

Sua postura deve ser impecável, esse é o seu momento, você está no palco, embora o nervosismo possa estar presente, busque alternativas para se energizar e se apresentar com tranquilidade, acredite, se você recebeu um convite para entrevista, quer dizer que você possui o perfil para a posição alvo, é como se já tivesse obtido sucesso se não fosse pelo fato de concorrer com pessoas que você não conhece que podem ter habilidades similares, é o momento de dar o seu melhor.

Se você acredita que precisa de mais ajuda, talvez de um treinamento acompanhado para entrevistas internacionais com simulações e feedback de desempenho, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo Instagram @konradu, eu adoraria poder te acompanhar nessa jornada também.

Eu já fui aprovado em processos seletivos de empresas como Royal Caribbean, AccorHotels, Marriott Hotels & Resorts, Hilton Hotels e Faena Group e para obter a posição que ocupo hoje na Placement International Switzerland, acredite ou não, eu fui voluntário.

A Placement International possui um tutorial para atender as entrevistas com dicas essenciais de comportamento para potencializar o seu aproveitamento também. Inscreva-se abaixo para ter acesso a oportunidades internacionais em hotéis e restaurantes de luxo!

 

Deixe um comentário